Foi suado, mas o brasileiro João Derly estreou com vitória no Mundial de Judô do Rio de Janeiro neste sábado. Atual campeão da categoria meio-leve (até
Como já havia declarado antes do início da competição, Derly entrou no dojo mais precavido, já que os rivais estudaram muito sua forma de lutar e poderiam contra-atacar sues golpes.
Quando a arbitragem puniu os dois judocas com um koka, o brasileiro passou a tomar iniciativa e quase conseguiu duas entradas ante de derrubar o chinês. Um dos árbitros laterais chegou a marcar yuko, mas os outros dois juízes cancelaram.
Faltando dois minutos para o fim da luta, o árbitro central deu mais um shido para WU. Desta vez, porém, os árbitros laterais não seguiram a marcação e o combate continuou empatado até o fim.
O chinês, então, abusou da postura defensiva no golden score. Chegou a pisar fora da área de combate duas vezes em entradas de Derly e passou a maior parte do tempo protegendo a gola, o que é proibido.
Faltando três minutos para o fim, o árbitro central chamou os dois árbitros de linha para consultar sobre uma possível punição, que foi rejeitada. Alguns segundos depois, porém, os árbitros se reuniram mais uma vez e determinaram o shido ao chinês, garantindo a vitória de Derly.