Forte neste esporte, o Brasil terá os líderes do ranking feminino e masculino participando da maratona aquática no Lago Megantic, no Canadá, em mais uma etapa da Copa do Mundo FINA, no próximo sábado. Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo competirão também ao lado de Samuel da Bona e Diogo Villarinho.
Com 94 pontos somados, Ana Marcela está próximo de confirmar seu terceiro título na história da competição. Poliana Okimoto segue em segundo lugar no ranking geral, com 56 pontos, mas não pode mais participar da briga pelo caneco, já que está lesionada desde a primeira etapa do circuito.
Em terceiro aparece Martina Grimaldi, com 44 somados. A norte-americana Christine Jennings fecha a lista das quatro melhores. A baiana conquistou medalhas em todas as etapas desde ano. Prata na Argentina e bronze no México, sagrou-se vencedora em Portugal e nas duas provas que disputou no Canadá.
Pelo masculino, Allan do Carmo aparece com 63 pontos ganhos e lidera pela primeira vez o circuito. Caso consiga o título inédito em sua carreira, dará também a conquista única ao Brasil. Até hoje, a melhor colocação dos homens foi o seu segundo lugar em 2009. Na disputa, ainda aparecem os alemães Thomaz Lurz, com 58, e Christian Reichert, com 54.