Na prova mais rápida da natação, Nicholas Santos e Flavia Delaroli, ambos do Pinheiros, foram os mais velozes nas eliminatórias dos 50m livre neste primeiro dia de disputas do Troféu José Finkel, válido como Campeonato Brasileiro Absoluto, em Florianópolis. O público presente à Unisul viu o medalhista de prata da prova nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro superar o medalhista de ouro César Cielo, companheiro de Pinheiros. Nicholas fez o tempo de 22s79, enquanto César foi o terceiro com 22s93 – Fernando Silva, também do Pinheiros, fez o segundo tempo com 22s93.
“Fui bem e estou feliz com o primeiro tempo, mas acho que o César não deu tudo. Amanhã (quarta-feira), na final, vamos ver o que poderei fazer. Estou cansado, pois logo após o Pan competi na Universíade da Tailândia (ouro nos 50m livre e prata nos 50m borboleta) e só irei pegar férias, umas duas ou três semanas após o Finkel”, disse Nicholas.
Recordista sul-americano da prova, César Cielo reconhece que não está na melhor forma. “Eu parei uns dias e voltei a treinar; parei mais um pouco e voltei a treinar, e de duas semanas pra cá estou treinando forte nos Estados Unidos. Vim para ajudar a equipe, mas não creio em boas marcas, pois estamos todos cansados. Não dá pra segurar deste jeito, ainda mais em 50m livre”, comentou.
Tanto César como Nicholas devem competir no exterior nos próximos meses, já visando os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. César acredita em bons resultados somente no ano que vem, a partir do evento-teste de fevereiro, na piscina onde serão realizadas as provas das Olimpíadas.
Na versão feminina dos 50m, Flavia Delaroli marcou 26s07 e ficou à frente da rival Rebeca Gusmão, do São Caetano, que registrou 26s21. Flavia chegou em quarto no Pan do Rio, mas obteve a medalha de bronze nos 100m livre. Já Rebeca conquistou as primeiras medalhas douradas da natação feminina nesta competição, ao vencer os 50m e os 100m livre.
Nos 200m peito, a exemplo dos 50m livre, os melhores tempos das eliminatórias foram do Pinheiros: Tatiane Sakemi e Tales Cerdeira, com 2m38s34 e 2m16s48, respectivamente. Sakemi é a atual recordista brasileira da prova, com 2m33s17, marca alcançada no Troféu Maria Lenk, em maio passado. Já o recordista sul-americano masculino da prova (2m12s67), Thiago Pereira, ficou com a segunda marca das eliminatórias: 2m19s20.
As provas de fundo (800m livre feminino e 1500m livre masculino) tiveram a realização de suas séries fracas. Os tempos serão comparados com os da série forte, a ser realizada nesta quarta-feira pela manhã.
Nos 800m, o melhor tempo foi da argentina Nadia Colovini, com 9m15s00. Mas como ela nada como observação (não representando clube brasileiro algum), não pode ganhar medalhas e se tornar campeã. Dos que estão disputando, o melhor tempo foi de Jéssica Cavalheiro, do Minas Tênis, com 9m18s61. Nos 1.500m, o primeiro foi Caio Serebranik, do Pinheiros, com 16m04s48.