Com 14 jogos, a rodada de quarta-feira da NBA, a derradeira da temporada regular, definiu os dois últimos classificados e os confrontos para os playoffs da principal liga de basquete do mundo. New Orleans Pelicans e Brooklyn Nets venceram seus compromissos e garantiram suas vagas nas oitavas colocações da Conferência Oeste e Leste, respectivamente. Assim, o principal candidato ao MVP (jogador mais valioso) da temporada 2014/2015, Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, está fora da fase decisiva da NBA.
No Oeste, o Thunder até conseguiu fazer seu dever ao bater o Minnesota Timberwolves, fora de casa, por 138 a 113, com novo espetáculo de Westbrook, que foi o cestinha da partida com 37 pontos. Ele ainda apanhou oito rebotes e distribuiu sete assistências.
No entanto, a franquia de Oklahoma precisava ainda de um tropeço de seu rival pela oitava vaga, o New Orleans Pelicans. A torcida, porém, não funcionou. O time do astro Anthony Davis (duplo-duplo de 31 pontos e 13 rebotes) quebrou a série de 11 vitórias consecutivas do San Antonio Spurs, com um triunfo por 108 a 103, em Nova Orleans.
Isso posto, Pelicans e Thunder terminaram a temporada regular empatados em número de vitórias e derrotas: 45 e 37, respectivamente. A equipe de Nova Orleans, todavia, avançou aos playoffs por conta dos critérios de desempate.
Já no Leste, Brooklyn Nets e Indiana Pacers brigavam pela oitava vaga. O time de Nova York entrou em quadra primeiro e cumpriu bem seu papel, com vitória sobre o Orlando Magic, em casa, por 101 a 88. O principal nome do jogo saiu do banco de reservas dos Nets. O bósnio Bojan Bogdanovic anotou 28 acertos.
Após fazer a “lição de casa”, o Brooklyn ainda necessitava de um tropeço do Indiana Pacers, que encarou fora de seus domínios o Memphis Grizzlies. A franquia de Indianápolis colaborou e acabou derrotada pelo time do Tennessee, por 95 a 83, com destaque para o pivô espanhol Marc Gasol, autor de 33 tentos e 13 rebotes. Para piorar a noite dos Pacers, Paul George lesionou a perna esquerda. O atleta ficou fora de grande parte do campeonato por conta de uma lesão na perna direita.
Com a derrota para os Pelicans, os Spurs caíram do segundo para o sexto posto do Oeste e terão de encarar o Los Angeles Clippers na primeira rodada dos playoffs, sendo que a equipe da Califórnia terá a vantagem de mando. Já os Houston Rockets, que venceu o Utah Jazz por 117 a 91, terminou com a segunda posição e fará um duelo texano com o Dallas Mavericks.
Do outro lado da tabela, o Chicago Bulls bateu o Atlanta Hawks, por 91 a 85, garantiu o terceiro lugar e confirmou o confronto com o Milwaukee Bucks. Os primeiros jogos da primeira rodada dos playoffs acontecerão no dia 18 de abril.
Veja os resultados desta quarta-feira pela NBA:
Toronto Raptors 92 x 87 Charlotte Hornets
Chicago Bulls 95 x 85 Atlanta Hawks
Dallas Mavericks 114 x 98 Portland Trail Blazers
Houston Rockets 117 x 91 Utah Jazz
Milwaukee Bucks 100 x 105 Boston Celtics
Minnesota Timberwolves 113 x 138 Oklahoma City Thunder
New Orleans Pelicans 108 x 103 San Antonio Spurs
Brooklyn Nets 101 x 88 Orlando Magic
Cleveland Cavaliers 113 x 108 Washington Wizards
New York Knicks 90 x 112 Detroit Pistons
Philadelphia Sixers 101 x 105 Miami Heat
Memphis Grizzlies 95 x 83 Indiana Pacers
Golden State Warriors 113 x 126 Denver Nuggets
Los Angeles Lakers 99 x 122 Sacramento Kings
Confira, abaixo, os duelos do Leste e Oeste pela primeira rodada dos playoffs da NBA:
Leste
Atlanta Hawks x Brooklyn Nets
Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
Chicago Bulls x Milwaukee Bucks
Toronto Raptors x Washington Wizards
Oeste
Golden State Warriors x New Orleans Pelicans
Houston Rockets x Dallas Mavericks
Los Angeles Clippers x San Antonio Spurs
Portland Trail Blazers x Memphis Grizzlies