“Os playoffs separam os meninos dos homens”. A frase, de Michael Jordan, dito por muitos como o maior jogador de basquete em todos os tempos, diz respeito aos mata-matas da NBA. Mas, a partir de domingo, valerá também para o Novo Basquete Brasil (NBB).
No domingo, os times que terminaram a primeira fase do NBB entre 5º e 12º lugar iniciam suas séries de playoffs, buscando um lugar na fase de quartas de final. Flamengo, Paulistano, UniCeub/Brasília e Limeira já têm lugar garantido por terem terminado a primeira fase nas quatro primeiras posições.
Os times classificados para os playoffs protagonizarão duelos equilibrados, com a exceção de um. Campeão da Liga das Américas e vice do mundo em 2013, o Pinheiros não conseguiu a vaga direta e enfrentará seu freguês, Mogi das Cruzes, estreante em playoffs e que jamais superou a equipe rival.
Só jogão
A exemplo das outras duas partidas, São José e Palmeiras fazem um equilibrado duelo de paulistas nas oitavas de final. Será a primeira aparição do Alviverde entre os finalistas do NBB. Para os playoffs, o São José não contará com o maestro, o armador Fúlvio – sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho e só volta às quadras na temporada que vem. Até hoje, em quatro confrontos, foram duas vitórias para cada lado.
O Uberlândia, vice-campeão da edição passada, começa os playoffs com uma mudança significativa no banco de reservas. O técnico João Batista foi demitido e seu auxiliar, o ex-jogador Cláudio Clemente, o Brasília, é quem assume o comando. Os uberlandenses duelam com o Franca, vice-campeão na temporada 2010/2011. Em oito jogos, foram cinco vitórias do time mineiro.
O Bauru tem parada dura diante do Basquete Cearense, estreante nos playoffs. Em quatro jogos, duas vitórias para cada.
Curiosidade
O caminho até a final
1 Séries melhor-de-cinco: nas fases de oitavas de final, quartas de final e semifinais, os times se enfrentam em séries melhor-de-cinco jogos, com o time de melhor campanha fazendo o quinto jogo (se necessário) em casa.
2 Final em jogo único: a decisão será disputada em jogo único, com o time de melhor campanha escolhendo o ginásio onde a partida será disputada. A Liga Nacional de Basquete estipulou sete ginásios que podem receber o jogo final.
3 Apenas dois campeões: até hoje, só dois times levantaram o troféu de campeões do NBB: UniCeub/Brasília e Flamengo.