
Acostumado com Alex, Nezinho, Arthur e Giovannoni, e aos duelos entre UniCeub/Brasília e Flamengo, o torcedor candango que gosta de basquete poderá também ter a chance de acompanhar de perto Lebron James, Dwyane Wade, Kobe Bryant, Nenê Hilário e outros astros da NBA.
Na semana passada, o secretário de Esportes, Júlio Ribeiro, teve um primeiro encontro com representantes da Liga de Basquete Norte-Americana no Brasil. Com planos de expansão no país e na América Latina, a NBA demonstra interesse em trazer uma partida e até outras ações para Brasília nos próximos anos. A primeira conversa, no entanto, não é garantia de um final feliz. A NBA normalmente toma bastante cuidado nas negociações, que são longas.
Por outro lado, fontes ligadas à Secretaria de Esportes demonstram otimismo. “Está muito bem encaminhado. Estão com vontade de trazer para Brasília mesmo, até porque a cidade já tem um time de basquete muito bem posicionado, campeão nos últimos anos. Brasília é um lugar onde com certeza qualquer evento que a gente trouxer de basquete vai atrair muita gente.”
O secretário Júlio Ribeiro, no entanto, não confirma a informação e diz que não pode, neste momento, dar detalhes sobre as negociações. Ainda não há nenhum tipo de definição sobre as datas para a realização do evento na capital federal. Recentemente, o principal executivo da NBA Brasil, Arnon de Mello, confirmou apenas a realização de mais um jogo de pré-temporada no Rio de Janeiro, ainda em 2014.
All-Star Game
Júlio Ribeiro chegou inclusive a marcar uma viagem para New Orleans, nos Estados Unidos, para acompanhar o Jogo das Estrelas da NBA, que ocorre neste fim de semana. A autorização para a viagem foi publicada no Diário Oficial do DF, no dia seis de fevereiro.
O secretário acabou não viajando, porque se encontrou no mesmo dia com o gerente de operações da NBA Brasil, Daniel Soares, e o diretor comercial da NBA, James Cannon, aqui em Brasília. Na ocasião, ele foi presenteado com a camisa do Washington Wizards, equipe do pivô brasileiro Nenê Hilário.
Rio de Janeiro recebe novo jogo
O primeiro evento da NBA no Brasil ocorreu no dia 12 de outubro do ano passado. O NBA Global Games Rio foi disputado na Arena da Barra, entre Washington Wizards e Chicago Bulls, pela pré-temporada.
O duelo terminou com a vitória do time do Bulls, praticamente no último lance do jogo, por 83 a 81. Mais de 13 mil pessoas acompanharam o duelo, que foi considerado um sucesso.
Por conta disso, a NBA Brasil já confirmou a realização de um novo jogo no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo principal executivo da Liga Norte-Americana no Brasil, Arnon de Mello.
Ainda não foi definida uma data para a partida. A expectativa é que os detalhes sejam apresentados somente no mês de março. A liga planeja a presença de pelo menos uma equipe com um jogador brasileiro. Poderia ser novamente o Washington Wizards, de Nenê Hilário, ou até mesmo o San Antonio Spurs, de Tiago Splitter, ou o Cleveland Cavaliers de Anderson Varejão.