Menu
Mais Esportes

NBA aprova novas regras do replay instantâneo para temporada 2014-15

Arquivo Geral

17/10/2014 17h40

O Conselho da NBA anunciou na última quinta-feira algumas mudanças de regras, principalmente quanto ao sistema de replay instantâneo da liga. As novas determinações passam a entrar em vigor a partir desta sexta-feira, nos duelos da pré-temporada. 

A maior mudança determina que os árbitros apenas poderão utilizar o recurso nos últimos dois minutos da prorrogação, enquanto nas últimas temporadas eles podiam usar as imagens a qualquer momento do tempo extra.

O objetivo da medida é tornar o jogo mais dinâmico, já que partidas na prorrogação costumam ser truncadas e demoradas, pois todos os lances eram passíveis de revisão. 

A arbitragem também poderá recorrer ao replay instantâneo em caso de dúvida sobre marcação de faltas claras – que implicam em falta pessoal para o autor, falta de equipe, dois lances livres e posse de bola para quem sofreu a falta –, mesmo que não tenham sido assinaladas. Isso também vale para revisão e agravante de faltas flagrantes, quando antes o replay instantâneo só podia ser usado se a falta grave tivesse sido assinalada em quadra. 

As novas regras também permitem que as franquias substituam livremente os jogadores sempre que houver um pedido de tempo. A partir de agora, as equipes serão punidas se tiverem mais que cinco jogadores em quadra enquanto a bola estiver em jogo. Os juízes poderão recorrer ao replay instantêneo sempre que não estiverem completamente certos de que um time tinha o número de jogadores apropriado em quadra. 

Caso a infração seja marcadao, o time será punido com uma falta técnica antidesportiva a favor da equipe adversária, que terá a opção de aceitar ou negar o lance que ocorreu durante a violação – por exemplo, se um jogador tiver seis em quadra, mas a outra equipe anotar uma cesta nesse meio tempo, ela pode recusar a falta e anotar os pontos. Anteriomente, se a equipe que cometesse a violação estivesse com a posse da bola, podia continuar com ela.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado