Menu
Mais Esportes

Nascar reage a atropelamento e cria regra para evitar nova tragédia

Arquivo Geral

15/08/2014 18h15

Na semana seguinte ao acidente que tirou a vida do piloto Kevin Ward Jr., a Nascar toma medida para evitar atropelamentos durante suas provas. A categoria norte-americana anunciou nesta sexta-feira uma nova regra que tem objetivo de impedir novas tragédias. A partir da corrida deste final de semana, que será disputada em Michigan, um piloto está proibido de sair do carro sem a orientação de um fiscal de pista.

Em caso de acidente, os pilotos deverão desligar o motor e removerem a janela do carro, mas estão impedidos de tirar qualquer dos equipamentos de segurança até que o fiscal faça tal solicitação. Em seguida, a retirada da pista é feita por meio de um carro de serviço ou ambulância. Em último caso, os pilotos devem seguir pelo caminho que lhes for indicado para não entrar no traçado da prova.

A nova regra, porém, não determina punições a quem desrespeitar tal determinação, assegurando que cada caso será analisado particularmente. “Ao longo da história do nosso esporte, a Nascar reviu e analisou situações e ocorrências que acontecem não apenas na Nascar, mas em todo o automobilismo e em outros esportes”, afirma o vice-presidente de competição da categoria, Robin Pemberton. “Quando acreditamos que podemos fazer algo para tornar nosso esporte melhor para os competidores e demais envolvidos no ambiente da competição, reagimos rapidamente”, completa.

A resolução da Nascar é resposta ao acidente fatal que aconteceu no último sábado em Canandaigua, no estado de Nova York. Após envolver-se em acidente com Tony Stewart, Kevin Ward Jr. saiu de seu carro para reclamar com o concorrente. Completando a volta, Stewart aparentemente não viu o jovem piloto no meio da pista e o atropelou, matando-o instantaneamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado