Após a vitoriosa campanha na quadra de saibro nesta temporada, conquistando o ATP 500 de Barcelona, Masters 1000 de Monte Carlo, Masters 1000 de Roma e Roland Garros, o tenista Rafael Nadal estreou com vitória na grama do ATP 250 de Halle, na Alemanha. Apesar de ter enfrentado muitas dificuldades na primeira parcial, o espanhol superou, nesta quinta-feira (14), Lukas Lacko em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/1, em uma hora e quinze minutos, e garantiu vaga nas quartas-de-final da competição em território alemão.
Em fase de preparação para Wimbledon, que ocorre entre 25 de junho e 8 de julho, o atual segundo colocado do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) começou bem o embate contra o atleta eslovaco. Nadal quebrou o saque do adversário logo no quarto game, mas permitiu que o número 58 do mundo reagisse e devolvesse a quebra logo na sequência. O primeiro set ficou mais equilibrado com a reação de Lacko, que impôs grande dificuldade para o espanhol confirmar o favoritismo e fechar a parcial por 7/5 após cinqüenta minutos de disputa.
Já no segundo set, a história foi outra e Nadal mostrou o porquê é apontado como um dos melhores tenistas de todos os tempos. O espanhol dominou o adversário em toda a parcial e, com tranquilidade, após chegar ao triplo match point, fechou o set por 6/1, dando números finais ao embate após uma hora e quinze minutos.
Na próxima fase, Nadal mede forças com o atleta da casa e atual campeão, Philipp Kohlschreiber, número 34 do mundo, que superou o polonês Lukasz Kubot por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/1 e 6/3. O espanhol e o alemão já se enfrentaram em oito oportunidades no circuito espanhol, sendo que o heptacampeão de Roland Garros triunfou em todas elas, sendo a última em Doha, nesta temporada.