Além de conseguir uma vaga nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo, Rafael Nadal se vingou da derrota para o compatriota David Ferrer nas quartas de final do mesmo torneio em 2014. Na manhã desta sexta-feira, o espanhol cabeça de chave número 3 venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/2, após 2h44 de confronto.
Ano passado, David Ferrer eliminou o “Touro Miura” em dois sets, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4. O espanhol de Javea, porém, seria eliminado nas semifinais pelo suíço Stanislas Wawrinka, campeão naquela ocasião.
Maior campeão em Monte Carlo, com oito troféus, Rafael Nadal, agora, vai enfrentar Novak Djokovic por uma vaga na decisão. Os dois já se enfrentaram 42 vezes, com 23 vitórias para o espanhol e 19 do sérvio. Em Monte Carlo, eles decidiram o título em 2009, 2012 e 2013, sendo que as duas primeiras finais terminaram com triunfo espanhol.

O jogo
Nadal começou a partida dominando o fundo de quadra e fazendo Ferrer correr de um lado para o outro. Agressivo, o “Touro” disparou boas passadas em quadra, conseguiu duas quebras e abriu 5/2. David até devolveu uma delas, porém já era tarde e Rafa administrou bem a vantagem no marcador para fechar a parcial em 6/4.
No segundo set, o octacampeão começou ainda mais avassalador e abriu 3/0 após deter por mais duas vezes o saque do compatriota. No entanto, Ferrer acordou e devolveu as duas quebras, sendo a última delas conquistada enquanto Nadal sacava para vencer o jogo (5/5). Agressivo, David Ferrer passou a ser mais agressivo, encaixando boas paralelas e fazendo Nadal correr pela quadra. Assim, virou o set para depois deter mais uma vez o saque de Nadal e deixar tudo igual na partida (7/5).
No entanto, o “Touro Miura” fez jus ao apelido e voltou com tudo para o terceiro e decisivo set. Sem dificuldades, ele quebrou o serviço de Ferrer logo no primeiro game e largou em vantagem na parcial. Depois disso, o número 5 do mundo ainda conseguiu mais uma quebra, no sétimo game (5/2), para fechar o jogo no saque.