O italiano Fabio Fognini conseguiu pela segunda vez no ano algo que parecia improvável há poucas temporadas: derrotar o espanhol Rafael Nadal no saibro. Nesta quarta-feira, ele eliminou o ex-líder do ranking mundial nas oitavas de final do ATP 500 de Barcelona, ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (8-6).
Foi a segunda vitória de Fognini sobre Nadal em sua carreira. A segunda este ano. O italiano também eliminou o espanhol na semifinal do Aberto do Rio, ATP 500 disputado no Rio de Janeiro em quadras de saibro, piso preferido pelo tenista de Manacor.
No retrospecto do confronto direto, Nadal continua em vantagem. Nos quatro jogos anteriores entre eles, dois deles no saibro e outros dois em quadras duras, foi o espanhol quem saiu de quadra com o triunfo.
Nove vezes campeão de Roland Garros, Rafael Nadal tenta retomar sua melhor forma antes da disputa do Grand Slam francês, em que buscará o histórico décimo título. Ele tem enfrentado dificuldades diante dos principais tenistas do mundo depois de perder a parte final da temporada passada por causa de uma apendicite.
Quarto colocado do ranking mundial, o espanhol conquistou um título em 2015, o ATP 250 de Buenos Aires, em que enfrentou apenas tenistas fora do grupo dos 50 melhores da lista da ATP. Na última semana, ele foi eliminado na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo pelo sérvio Novak Djokovic.
Algoz de Nadal, o italiano Fabio Fognini se classificou às quartas de final do ATP 500 de Barcelona com o resultado. Seu próximo adversário será o também espanhol Pablo Andujar, que derrotou o compatriota Feliciano López, cabeça de chave 5 do torneio, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Eles já se enfrentaram três vezes pelo circuito profissional e desta vez Fognini leva vantagem no retrospecto. O italiano venceu os três duelos contra Andujar, o último deles nas oitavas de final do ATP 500 do Rio de Janeiro, mesmo torneio em que venceu Nadal pela primeira vez.