Em duelo encerrado em uma hora e 27 minutos, Rafael Nadal bateu Tomas Berdych por 2 sets a 0 e se classificou para a semifinal do Masters 1000 de Madri. O líder do ranking foi seguro nos saques, não cedeu nenhuma quebra e levou a vitória com parciais de 6/4 e 6/2 sobre o atual sexto colocado na lista da ATP.
O confronto iniciou disputado, com os dois tenistas tendo dificuldade para confirmar seus serviços. Tudo mudou quando Nadal, no sétimo game, conseguiu quebrar o saque do tcheco, que não conseguiu fazer o mesmo com o espanhol. O número 1 do ranking apenas administrou e fechou o set em 6/4.
No segundo set, Nadal manteve o saque calibrado e dificultou cada vez mais o serviço do adversário. A quebra do espanhol veio logo no terceiro game. Depois disso, o Touro Miúra ainda conseguiu outra quebra antes de sacar para o jogo e selar a classificação com um 6/2.
O oponente de Nadal na semifinal do Masters 1000 de Madri será o vencedor do duelo entre o também espanhol Roberto Batista Agut, 45º do mundo, e o colombiano Santiago Giraldo, atual 46º colocado no ranking. Tido como grande “zebra” da competição, Giraldo deixou para trás Lleyton Hewitt, Jo-Wilfried Tsonga e Andy Murray no caminho até as quartas.