O tenista espanhol Rafael Nadal passou sem sustos pela primeira rodada do Aberto da Austrália, disputado nas quadras rápidas da cidade de Melbourne. Na madrugada desta segunda-feira, o terceiro principal favorito ao título venceu o russo Mikhail Youzhny, 49º colocado do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2, em 1h50 de partida.
Atual vice-campeão em Melbourne, Nadal foi melhor em todos os quesitos. O espanhol teve um aproveitamento de 61% no primeiro serviço, contra 55% de Youzhny. O tenista de Manacor conseguiu quebrar o saque do russo seis vezes, duas em cada parcial, e não deu chances para o adversário devolver sequer uma quebra.
Mais agressivo em quadra, Nadal anotou nada menos que 37 winners, 17 a mais que Youzhny. O número 3 do mundo falhou bem menos também, com 15 erros não forçados, contra 34 do russo.
A freguesia de Youzhny só aumentou com o resultado. Agora, são 16 partidas disputadas entre os dois, com 12 triunfos de Nadal, que saiu derrotado de quadra em apenas quatro oportunidades.
Campeão do Grand Slam australiano em 2009, Rafael Nadal vai encarar na segunda rodada o norte-americano Tim Smyczek (112º), que passou pelo australiano Luke Saville (164º), em sets diretos, parciais de 7/6 (7/2), 7/5 e 6/4.