Líder do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal confirmou favoritismo nesta quarta-feira ao vencer o compatriota Albert Ramos por 2 sets a 0 na estreia do Aberto de Barcelona. O melhor do mundo, porém, encontrou dificuldades e precisou de parciais altas de 7/6 (7/2) e 6/4 para confirmar o triunfo após quase duas horas de jogo.
O favorito ao título do ATP 500 realizado em piso de saibro vinha de eliminação nas quartas de final do Masters 1000 de Montecarlo, mas garantiu vaga na terceira fase. O próximo compromisso de Nadal é contra o croata Ivan Dodig, que venceu Feliciano López por 6/1 e 6/4.
Apesar de encarar apenas o 103º colocado do ranking mundial, Nadal não encontrou facilidades para estrear com vitória. No primeiro set, Albert Ramos não permitiu que o número 1 do mundo quebrasse seu serviço e conseguiu assim levar a decisão para o tie-break. Nos pontos finais, porém, El Toro Miuradeslanchou para fazer 7/2 e fechar o set.
Já na segunda parcial, Ramos teve a chance de quebrar o saque do adversário duas vezes, mas desperdiçou ambas. O melhor do mundo no saibro, por sua vez, aproveitou a quebra cedida pelo rival para abrir vantagem e na sequência liquidar o duelo com um 6/4.
Ferrer decepciona na estreia – Segundo cabeça de chave em Barcelona, o algoz de Nadal em Montecarlo na última semana frustrou a torcida local ao ser eliminado já em sua estreia nesta quarta-feira. David Ferrer foi superado pelo russo Teymuraz Gabashvili em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
O espanhol conseguiu aproveitar apenas uma das oito oportunidades de quebrar o serviço do adversário, já o 55º colocado do ranking converteu quatro dos oito break points e mostrou muita qualidade ao variar os golpes no fundo de quadra. Apesar de correr muito no jogo, Ferrer ficou para trás em Barcelona. Agora, Gabashvili encara o também espanhol Inigo Cervantes, outra surpresa do torneio.