O alemão Florian Mayer surpreendeu nesta quinta-feira (13) e eliminou o espanhol Rafael Nadal, principal favorito ao título do Masters 1000 de Xangai, na China. Com respeitáveis parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, o cabeça-de-chave 15 avançou às quartas de final depois de 1h47 de jogo.
O grande trunfo de Mayer foi, além do saque, a devolução. Seguro, conquistou cinco aces contra dois do espanhol. Sem ter o saque quebrado em nenhuma oportunidade, o alemão foi bastante dominante no duelo, apenas com dificuldades no primeiro set para fechar no tie-break, visto que seu oponente também estava muito bem em seu serviço na primeira parcial.
No segundo set, no entanto, impôs duas quebras a Nadal, que nada pôde fazer a não ser assistir a grande partida que seu adversário fazia. Nas bolas vencedoras, o 15º favorito também levou larga vantagem e terminou com 29 a 19.
Na próxima fase, Mayer irá enfrentar o o espanhol Feliciano López, que venceu o duelo contra o tcheco Tomas Berdych, cabeça de chave número 6, por duplo 6/4.