Voltando às competições após o vice-campeonato do Aberto da Austrália, Rafael Nadal superou o compatriota Daniel Gimeno, nesta terça-feira, em seu estreia no Aberto do Rio. Apesar de ter vencido em dois sets sem encontrar grandes dificuldades, o tenista garantiu que as dores nas costas, que o prejudicaram na final do Grand Slam, ainda não foram totalmente solucionadas.
“Tive parado depois da Austrália, fui para casa recuperar e vamos ver como vai evoluir. Ainda tenho um pouco de preocupação, mas é algo que vem melhorando com o tempo e não chega a me incomodar ou limitar os movimentos”, disse Nadal.
Na Austrália, Nadal sofreu com as dores, precisou de atendimento médico em diversos momentos e foi surpreendido pelo suíço Stanislas Wawrinka, que faturou seu primeiro título de Slam. Principal estrela no Rio de Janeiro, o espanhol comemorou o resultado, mas ressaltou a necessidade de evoluir no torneio.
“Sinto-me feliz por voltar e pela vitória. Tenho ainda algumas coisas para melhorar em meu jogo. Tenho que ser mais agressivo para vencer minha próxima partida”, completou.
Na segunda rodada, Nadal tentará confirmar o favoritismo contra o também compatriota Albert Montañes. Se avançar, ele ainda tem a chance de enfrentar outro tenista de seu país na terceira rodada.