O espanhol Rafael Nadal teve uma vitória segura em sua primeira partida em Roland Garros, Grand Slam disputado em Paris do qual é recordista de títulos. Nesta terça-feira, ele derrotou o francês Quentin Halys, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/4, e aprovou seu desempenho na primeira partida do torneio.
“Não é fácil jogar contra alguém que tenta bolas vencedoras o tempo todo, mas acho que estive bem. Quando houve chance de jogar pontos normais, fiz boas mudanças de direção com um bom forehand na linha de base. Estou feliz com o jeito como joguei. É a primeira partida. Fui suficientemente bem e o forehand funcionou bastante”, avaliou Nadal.
Nadal chega a Roland Garros com a sétima colocação do ranking mundial. É a primeira vez que o tenista espanhol deixa o top 5 da lista publicada pela ATP em dez anos. Nesta temporada, ele disputou dez torneios e conquistou um: o ATP 250 de Buenos Aires. Mesmo nos torneios de saibro, piso em que é especialista, Nadal amargou eliminações precoces nos torneios de preparação para Roland Garros.
“A dinâmica é assim. Tive altos e baixos na temporada, o que é normal, e posso tê-los novamente aqui. Mas vim para tentar evitar isso, jogar um bom tênis. Vou tentar como faço em todos os anos. Minha mentalidade é a mesma de sempre”, disse o tenista espanhol, dono de nove títulos em Roland Garros.
Na segunda rodada em Paris, o ex-líder do ranking mundial enfrentará seu compatriota Nicolas Almagro, que já ocupou a nona colocação da lista da ATP e também é especialista em quadras de saibro. No retrospecto do confronto direto, no entanto, Nadal tem vantagem clara de 12 vitórias em 13 partidas.