O tunisiano Oussama Mellouli foi suspenso nesta terça-feira por 18 meses por uso de anfetaminas e teve o título mundial conquistado este ano cassado pela Corte de Arbitragem do Esporte (CAS).
Mellouli foi flagrado em novembro de 2006 e, mesmo assim, competiu no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos em Melbourne realizado em março, quando faturou a medalha de ouro nos 800m livre com o tempo de 7min46s95.
O polonês Przemyslaw Stanczyk, segundo colocado prova, herdará o título de Mellouli, enquanto o australiano Craig Stevens fica com a prata e o italiano Federico Colbertaldo leva a medalha de bronze.
Tanto a Federação Internacional de Natação (Fina) quanto a CAS afirmam que Mellouli não teve a intenção de tomar o remédio para melhorar o desempenho nas piscinas, até porque o atleta sequer pediu a prova B para a corte. “O nadador assumiu que tomou pílulas de anfetaminas por dois dias para ficar acordado porque precisava terminar um trabalho de final de curso da faculdade”, diz a nota da CAS.