< !--StartFragment -- >< !--StartFragment -- >O norte-americano Eric Shanteau foi operado na última quarta-feira, em Atlanta, para a remoção de um tumor maligno no testículo. O nadador de 24 anos teve a doença diagnosticada em junho, pouco antes da seletiva olímpica dos Estados Unidos.
Apesar do problema ele foi liberado para disputar a vaga em Pequim e obteve a classificação superando o ex-recordista mundial dos 200m peito, Brendan Hansen. Para disputar as Olimpíadas, Shanteau fez um acompanhamento rigoroso para ter certeza que a doença não se espalharia até depois dos Jogos.
Mesmo não tendo avançado das semifinais, Shanteau conquistou o público por sua força de vontade. Segundo seu agente, Evan Morgenstein, o nadador foi operado no Hospital Universitário de Emory.
A doença de Shanteau foi a mesma que atacou o brasileiro Nenê Hilário durante a temporada da NBA. O ala/pivô também precisou passar por cirurgia e após um período de tratamento retornou ainda em tempo de participar da temporada regular.