O italiano Alessandro Petacchi venceu a terceira etapa da Volta da Itália, realizada nesta segunda-feira, em um sprint nos últimos
Apesar de ter comemorado a vitória como se fosse o título, Petacchi aparece apenas na 32ª colocação da competição. A camiseta rosa de líder está nas mãos de outro italiano, Enrico Gasparotto, da equipe Liquigas, a mesma do brasileiro Murilo Fischer. O ciclista terminou a etapa apenas em sétimo lugar, mas conseguiu assegurar a liderança.
Depois de uma pausa nesta terça-feira, a Volta da Itália tem seu primeiro trecho de subida entre Salerno e Montevergine de Mercogliano. Atual segundo colocado na disputa, Danilo Di Luca aparece como grande favorito da quarta etapa e possível novo líder.
A Volta da Itália acontece neste ano sem seu último campeão, Ivan Basso, um dos muitos envolvidos na Operação Porto, uma megainvestigação sobre doping. Depois de ser previamente suspenso por sua equipe, a Discovery Channel, ele declarou que teve intenção de se utilizar de métodos ilegais na última Volta da França, mas não chegou a efetivá-la.
Com 21 etapas, a Volta termina no dia 3 de junho e não conta com a participação de brasileiros.