Na primeira participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, o time de polo aquático feminino empatou em 7 a 7 com o Canadá, pela primeira rodada do Grupo B. A partida foi disputada na tarde desta terça-feira, a três dias da cerimônia de abertura, no Centro Pan-Americano de Markham. Os gols da equipe verde-amarela foram marcados por Izabella Chiappini (2), Mirella Coutinho (2), Melani Dias (2) e Amanda Oliveira.
Foi uma disputa nivelada. As brasileiras saíram na frente, mas o Canadá cresceu e virou no segundo quarto (3 a 2). As anfitriãs só não foram para o intervalo na liderança graças a um gol de Izabella que igualou o placar perto do estouro do cronômetro.
As brasileiras voltaram a ficar na frente no início da terceira parcial (5/4), mas as canadeneses viraram novamente (7/6). O gol do empate veio pelas mãos de Amanda Oliveira a 2min33s para o fim do jogo. Ambas as equipes desperdiçaram chances de fazer o gol da vitória no último minuto, dando números finais ao jogo de estreia das equipes no Pan.
O Time Brasil almejava o triunfo para evitar uma possível semifinal contra as norte-americanas. Agora, a liderança da chave deve ser definida no saldo de gols. A goleira Tess Oliveira lamentou o resultado, mas destacou a evolução de suas companheiras.
“O time jogou bem, faltaram alguns detalhes, mas não há nada perdido. Das partidas no Pré-Mundial pra cá, melhoramos muito, pois agora tivemos a chance de treinarmos juntas por mais tempo. Porém, com este treinamento em conjunto, a tendência é melhorarmos cada vez mais”, avaliou a atleta, ecoada pelo auxiliar técnico Roberto Chiappini.
“Quem diria que não sairíamos satisfeitos de um empate contra o Canadá dentro da casa do adversário. Dava pra ganhar, faltou muito pouco, mas o resultado não deixa de ser maravilhoso e prova nossa evolução”, exaltou.
A equipe masculina também estreia nesta terça, às 19h08 (de Brasília), diante dos anfitriões. No Pan-Americano de Guadalajara, há quatro anos, as duas equipes brasileiras terminaram com o bronze.