
O inesperado aconteceu. Novak Djokovic, melhor do mundo na atualidade, foi eliminado em sua estreia no Masters 1000 de Monte Carlo. O algoz do sérvio foi o tcheco Jiri Vesely, 55º do ranking, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4, em pouco mais de duas horas de jogo.
Esta foi a primeira derrota de Djoko no ano, visto que no ATP 500 de Dubai o tenista desistiu após um problema no olho. Como havia sido o campeão de Monte Carlo na edição de 2015, o sérvio perderá pontos importantes, contudo, continuará tranquilo na liderança do ranking.
No primeiro set, Jiri se aproveitou dos pontos disputados com seu saque, visto que venceu 92% daqueles jogados com seu primeiro serviço, além de 90% com o segundo. No nono game, o tcheco conseguiu a quebra, e apenas confirmou para sair na frente no duelo.
Na segunda parcial, o aproveitamento de Vesely caiu, e Djoko se aproveitou disso, aplicando breaks no sexto e oitavo games, fechando em 6/2 e dando mostras de que se recuperaria na partida.
O terceiro set começou com quebras de serviço. O 55 do mundo saiu na frente, pontuando no saque de Djokovic, que se recuperou rapidamente e igualou a parcial. Porém, Vesely não desanimou e, na sequência, conseguiu outro break, abrindo vantagem, que encaminhou a vitória do tcheco.
Nas oitavas de final, Jiri encara o vencedor do jogo entre o francês Gael Monfils e o italiano Pablo Lorenzi. Nole, por sua vez, ainda tem a chance de acompanhar o torneio de perto, visto que mora em Monte Carlo.
Nadal segue firme em busca do nono título
Nesta quarta-feira, o maior campeão de Monte Carlo fez sua estreia no torneio. Conta Aljaz Bedene, 60 do mundo, Rafael Nadal não teve dificuldades e fechou a partida em uma hora e 20 minutos, com um duplo 6/3.
No primeiro set, o Touro Miúra conseguiu quebrar o serviço do oponente no quarto e no sexto games e, quando teve a oportunidade de sacar para fechar, Bedene devolveu apenas um dos breaks, mas a vantagem alcançada por Rafa permitiu que ele fechasse o set.
Na parcial decisiva, Aljaz começou sacando, mas não capitalizou, e Nadal logo abriu vantagem. O espanhol conseguiu outra quebra, no sétimo game, e assim como no primeiro set, Bedene devolveu um dos breaks. Quando o 60 do mundo precisava confirmar seu serviço para continuar na partida, permitiu a quebra, e o Touro Miúra garantiu vaga nas oitavas.
Na próxima fase, o espanhol encara o austríaco Dominic Thiem, 14º do mundo. Com a vitória, o rei do saibro segue na luta pelo nono título em Monte Carlo, onde foi campeão em sequência de 2005 a 2012.
Wawrinka também vence
Stan Wawrinka estreou com o pé direito em Monte Carlo. Diante do alemão Philipp Kohlschreiber, 28 do mundo, o suíço teve que se esforçar para garantir vaga nas oitavas de final do Masters 1000. Em uma hora e 36 minutos, quarto melhor tenista da atualidade venceu por sets diretos, com parciais de 7/6 (2) e 7/5.
Na próxima fase, o suíço encara o francês Gilles Simon, atual 18º do ranking. Em 2014, Wawrinka derrotou Roger Federer na decisão.