Dono da quinta colocação do ranking mundial, Andy Murray confirmou seu favoritismo sobre Donald Young na primeira partida entre Grã-Bretanha e Estados Unidos no Grupo Mundial da Copa Davis. Nesta sexta-feira, ele venceu o norte-americano por 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/1, 4/6 e 6/2, em Glasgow.
O duelo entre Grã-Bretanha e Estados Unidos é realizado na Escócia, país em que nasceu Andy Murray e em setembro realizou plebiscito pela separação do Reino Unido. O tenista campeão dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 apoiou a busca por independência, derrotada na votação.
Murray é o principal responsável pela presença da Grã-Bretanha no Grupo Mundial da Copa Davis. Em 2013, venceu os três jogos dos playoffs contra a Croácia, colocando o país na elite da competição. No ano passado, liderou o time na vitória sobre os Estados Unidos na primeira rodada. Nas quartas de final, no entanto, não conseguiu evitar a derrota diante da Itália.
A partida entre Andy Murray e Donald Young foi a primeira do duelo entre Grã-Bretanha e Estados Unidos em Glasgow. Ainda nesta sexta-feira, James Ward joga pelo time da casa contra John Isner. No sábado está marcado o jogo de duplas. No domingo, dois jogos de simples com os adversários invertidos em relação ao primeiro dia de duelos.
Também nesta sexta-feira, Novak Djokovic colocou a Sérvia na frente em duelo de rivalidade local contra a Croácia. Ele superou Mate Delic por 3 sets a 0, em seu retorno à competição por equipes depois de um ano de ausência. Viktor Troicki completa o dia enfrentando Borna Coric.
Já o duelo entre Cazaquistão e Itália encerrou o dia empatado por 1 a 1, em Astana. Mikhail Kukushkin derrotou Simone Bolelli por 3 sets a 0 na abertura do confronto, mas Andreas Seppi superou Andrey Golubev na sequência por 3 a 1, deixando o placar igual para o sábado.