A russa Maria Sharapova conquistou o bicampeonato no Preimier de Roma, na Itália, após superar a chinesa Na Li e a chuva, neste domingo. A partida foi bastante equilibrada, mas a número dois do mundo conseguiu a virada e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7-5).
Com um péssimo desempenho no saque durante a primeira parcial, Sharapova deixou Li administrar a vantagem no placar e fechar na frente. O segundo set começou com um domínio ainda maior da chinesa, que teve a chance de vencer em sets diretos, mas desperdiçou.
A nona colocada no ranking da WTA abriu a segunda parcial com 4/0, porém se desestabilizou com uma série de erros e permitiu a reação da russa, que venceu os seis games seguintes e ganhou motivação para buscar a virada na terceira parcial.
No set decisivo, Sharapova começou com duas quebras de vantagem, mas desta vez foi a chinesa que buscou uma reação e virou a partida em 5/4. No entanto, Na Li não aproveitou o match-point e a partida foi levada para o tiebreak.
A chuva se intensificou antes do desempate e os organizadores do evento optaram por aguardam a melhora do tempo. Depois de quase duas horas, as jogadoras retornaram ao saibro italiano para definirem com quem ficaria a taça. O tiebreak chegou a ficar empatado em 5/5, mas a chinesa cometeu novo erro em um momento decisivo e Sharapova comemorou mais um título em Roma.
A vitória na Itália incentiva Maria Sharapova para disputar Roland Garros, único Grand Slam cuja taça nunca foi levantada pela russa. Além da motivação, a segunda colocada do ranking mundial mostrou uma evolução no saibro, com mais um título no piso de terra batida.