Menu
Mais Esportes

Na China, velejadores brasileiros tem cinco chances de título

Arquivo Geral

21/08/2007 0h00

Disputando a Regata Pré-Olímpica de Qingdao, os velejadores brasileiros asseguraram cinco vagas na disputa pelo título da competição, que está sendo realizada nas mesmas raias, instalações onde os atletas disputarão o ouro nos Jogos de Pequim, programados para agosto de 2008.


 


Inicialmente, a Pré-Olímpica de Qingdao tinha dez regatas previstas na fase de classificação. Entretanto, como os ventos quase não apareceram e a programação atrasou, os organizadores anteciparam em oito categorias a Regata da Medalha, que é mais curta, disputada apenas entre os dez melhores, vale o dobro de pontos e não pode ser descartada.


 


Com isso, os brasileiros seguem vivos em cinco modalidades: Star (Robert Scheidt e Bruno Prada são os quartos), RS:X masculina (Ricardo Winick, o Bimba, é nono), 470 feminino (Fernanda Oliveira e Isabel Swan estão em sétimo), 49er (André Fonseca e Rodrigo Duarte são os sétimos colocados) e Finn (João Signorini é décimo).


 


Representante nacional na RS:X feminina, Patrícia Castro ficou em 20º lugar e está eliminada da disputa. Já na Tornado e na 470 masculina, o país não tinha representantes, assim como na Ynglings, que ainda segue com a fase de classificação. Na Laser, Bruno Fontes é o nono e na Laser Radial, Adriana Kostiw está em 28º. Estas três últimas categorias ainda seguem com suas regatas classificatórias nesta quarta.


 


Campeões mundiais, Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram sua primeira vitória na Pré-Olímpica nesta terça. “A disputa da Regata da Medalha vai ser interessante. Das quatro primeiras duplas, quem chegar na frente ganha o campeonato. Além disso, a dupla sueca está 17 pontos atrás dos líderes, em sexto, mas pode surpreender”, comentou Scheidt, bicampeão olímpico na Laser. Na outra regata do dia, eles foram quarto colocados. “Não dá para falar que o vento chegou, mas foi suficiente para fazermos as regatas”, completou Bruno Prada.


 


Quem também teve um dia bom nesta terça foi a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, que conseguiram respectivamente a segunda e a terceira colocações nas duas regatas do dia. “Vamos estar atentas às tripulações que podem nos passar e tentar atacar as da frente também. Temos de sair de brigas que não nos interessam. Ou seja, pensar em todos os detalhes da classificação durante a Medal Race”, comentou Fernanda.


 


As Regatas da Medalha serão disputadas na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília). Na vela, esporte que mais deu medalhas ao país na história das Olimpíadas (14 pódios), os brasileiros tem até agora seis vagas asseguradas para Pequim-2008: Laser, RS:X masculino, RS:X feminino, 470 feminino, Star e Finn.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado