A disputa da etapa chinesa da Copa do Mundo de Triatlo representa dois importantes objetivos para o brasileiro Reinaldo Colucci. O primeiro é ampliar a vantagem no ranking mundial a fim de se isolar e conquistar a vaga brasileira para os Jogos Olímpicos; o segundo é fazer um reconhecimento prévio do circuito utilizado nas próprias Olimpíadas de Pequim-2008. A prova está marcada para as 10h de domingo no horário local (23h de sábado no Brasil).
Serão 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida “Ainda necessito de pontos para continuar na zona de classificação”, comentou Colucci. “Meu objetivo sempre foi conquistar uma medalha olímpica, mas, para disputar essa medalha, primeiro preciso me classificar para os Jogos”, disse.
A ITU (Organização Internacional de Triatlo) definirá até o final da temporada quantas vagas o Brasil terá na modalidade para os Jogos Olímpicos de Pequim. Essa decisão acontece com base no ranking mundial e Colucci ocupa, no momento, a 56ª colocação.
Já Juraci Moreira, outro brasileiro na batalha, está em 75º lugar. “Hoje já começo a me colocar em uma posição mais cômoda quanto à classificação, mas, no entanto, isso não muda nada na forma como eu trabalho. Esse é apenas mais um passo a caminho do objetivo final que é a medalha olímpica”, disse.
“Estou bem para a prova. Estou na Ásia há três semanas e treinar no mesmo fuso-horário do local onde vou competir já ajuda bastante. Além disso, conheço praticamente todos os competidores de etapas anteriores”, continuou.