O espanhol Marc Márquez caiu nas duas últimas provas da MotoGP, mas mesmo assim chega ao Grande Prêmio do Japão da categoria podendo garantir o bicampeonato antecipado do Mundial. Com 75 pontos de vantagem sobre Dani Pedrosa seu companheiro de equipe, ele fica com o título se vencer em Motegi.
Márquez caiu nos GPs de San Marino, em que perseguia Valentino Rossi, e de Aragão, em que se manteve na pista com a moto para pista seca apesar da chuva no local. Na Espanha, ele liderava a prova a poucas voltas do fim, quando foi ao chão, mas sua situação no campeonato não mudou porque ainda assim acabou à frente de Pedrosa.
“A situação em Aragão foi difícil e aprendi uma lição valiosa com ela. Tivemos sorte de não perder ponto para nossos rivais no campeonato e sei que no Japão tenho minha primeira chance de vencer o campeonato. Tentarei não pensar muito sobre isso, apesar de que seria um grande feito fazê-lo na casa da Honda”, afirmou Márquez.
Na temporada passada, em que o espanhol faturou o título da MotoGP, ele ficou com a segunda colocação da corrida em Motegi. Márquez soma 292 pontos no Mundial, com 75 de vantagem para Pedrosa, seu companheiro na equipe Honda. Após o GP do Japão, restarão três provas no calendário da MotoGP.
“Vamos lá trabalhar duro desde o primeiro dia como se fosse um fim de semana comum de corrida e tentaremos conseguir a vitória no domingo. No ano passado fiz minha primeira visita a Motegi em uma MotoGP e foi um fim de semana difícil. Espero que este ano tenhamos mais tempo com pista seca”, avaliou.