Nesta quarta-feira, o ex-jogador e atual diretor do ATP de Valência, Juan Carlos Ferrero veio a público para confirmar a presença do britânico Andy Murray no torneio em quadra dura, que se inicia a partir da próxima segunda. Atualmente na 11ª posição no ranking da ATP, Murray corre contra o tempo para somar os pontos necessários para garantir vaga no ATP Finals e, a partir da próxima semana, terá a oportunidade de tentar o bicampeonato em Valência na chave de simples masculina.
O diretor do torneio se mostrou entusiasmado com a presença de Murray, já que foi o primeiro tenista a levantar a taça em Valência depois da mudança de piso – do saibro para o sintético – no ano de 2009. “Se já era um prazer contar com vários bons jogadores, agora com Andy a satisfação é máxima, anima todos os aficionados, que poderão ver um tenista de grande nível”, comentou.
Tendo conquistado apenas um título na atual temporada, no ATP de Shenzhen, na China, a vontade de Murray em ficar entre os oito primeiros, e se credenciar na disputa do torneio dos campeões, é tanta que, a cinco dias do início do ATP 500 de Valência, o atleta está disputando o ATP 250 de Viena, junto com o espanhol David Ferrer, outro postulante às vagas sobressalentes para o ATP Finals.
Além dos dois, brigam pelas últimas quatro vagas o japonês Kei Nishikori, o croata Marin Cilic, o tcheco Tomas Berdych, o canadense Milos Raonic e o búlgaro Grigor Dimitrov. À exceção de Nishikori, todos os outros tenistas estão disputando torneios nesta semana. Cilic e Raonic disputam o ATP de Moscou; Dimitrov e Berdych, o de Estocolmo.