A brasileira Fabiana Murer não precisou nem igualar sua melhor marca da temporada para vencer o salto com vara na etapa de Oslo da Liga Diamante. Nesta quinta-feira, ela saltou 4,60m e conquistou a medalha de ouro da prova. A russa Aleksandra Kiryashova ficou com a prata e a polonesa Anna Rogowska com o bronze.
Murer é dona da melhor marca da temporada do salto com vara, 4,70m, alcançados no Campeonato Sul-americano de Atletismo, em Buenos Aires. Após garantir o ouro em Oslo, a brasileira tentou saltar 4,71m para aumentar o melhor salto do ano, mas não conseguiu superar a marca.
Nesta quinta-feira, Murer começou a saltar quando o sarrafo estava posicionado a 4,40m do solo e apenas Kiryashova e Rogowska ainda não haviam sido eliminadas. Sem dificuldades, a brasileira superou a marca em sua primeira tentativa e voltou a saltar apenas a 4,60m.
A polonesa Anna Rogowska não conseguiu ultrapassar os 4,50m, deixando a disputa só entre Murer e Kiryashova, que precisou de três tentativas para superar a marca. A russa não conseguiu saltar sobre os 4,60m e viu a brasileira passar por cima do sarrafo em sua primeira tentativa.
“A prova foi interrompida por causa da Cerimônia de Abertura e recomeçou com um pouco de chuva. A Fabiana foi bem, apesar do pouco tempo de adaptação ao clima e à mudança de fuso horário”, comentou o técnico Elson Miranda.