Além de ter devastado a costa nordeste do Japão e provocado milhares de mortes, as catástrofes, um terremoto seguido de um tsunami, da última sexta-feira cancelaram inúmeros eventos no país asiático. O esporte foi uma das vítimas.
O Mundial de Patinação Artística, que seria realizado entre os dias 21 e 27 de março, em Tóquio, foi cancelado. A decisão partiu da Federação Internacional de Patinação (ISU).
“Diante dos fatos e da gravidade da situação no Japão, a ISU, tendo consultado a federação japonesa e as autoridades, decidiu que o mundial de patinação artística não poderá ser organizado de 21 a 27 de março. A alternativa de um adiamento ou de seu total cancelamento ainda está sendo estudada”, afirmou o comunicado oficial expedido pelo órgão nesta segunda.
A atitude vale também à disputa da competição por equipes, que iria ocorrer entre os dias 14 e 17 de abril, em Yokohama.
Ambas as medidas foram tomadas em caráter preventivo. Caso a situação se normalize nas próximas semanas, novas decisões serão tomadas em prol da realização das competições.
O Grande Prêmio de Motegi de Automobilismo também está pendente. Nesta segunda-feira, o administrador da categoria, Carmelo Ezpeleta, enfatizou que fará de tudo para auxiliar os japoneses e que não tomará nenhuma atitude sem a consulta deles.