Logo na primeira prova deste domingo do Torneio Open de Natação, que está sendo disputado em São Paulo, a carioca Monique Ferreira conseguiu estabelecer o recorde sul-americano nos 400m livre. Ela marcou 4min13s03, baixando a própria marca, que era de 4min13s11.
“Foi uma boa prova. Este recorde já durava quatro anos e estava na hora de baixar”, comentou a atleta. Apesar disto, Monique não conseguiu atingir seu objetivo principal: fechar 2007 com o índice olímpico, que é de 4min11s26.
“Fiquei por pouco, mas sinto que estou a caminho de Pequim”, destacou a confiante nadadora. No ano que vem, ela terá três chances de se garantir nas Olimpíadas: o evento teste dos Jogos Olímpicos, de 1 a 5 de fevereiro, em Pequim, o Campeonato Sul-americano, em março, no Rio de Janeiro, e o Troféu Maria Lenk, em maio, novamente no Rio.
Até agora, a natação brasileira feminina tem apenas uma representante em Pequim: Flavia Delaroli, nos 50m livre. Classificada para a disputa da mesma prova e nos 100m livre, Rebeca Gusmão precisa ser inocentada das acusações de doping para competir na China.