Vicente Melo
vicente.melo@jornaldebrasilia.com.br
Já faz 13 anos desde que o Ultimate Fighting Championship (UFC) desembarcou pela primeira vez no Brasil. Naquele dia 16 de outubro de 1998, o Ginásio da Portuguesa de Desportos, em São Paulo, recebia uma edição do maior evento de MMA do mundo atualmente. Tudo bem que naquela época o Pride era mais conhecido, mas foi ali que o UFC fincou de vez sua bandeira no roteiro dos brasileiros que gostam de acompanhar lutas.
Naquela noite, quatro brasileiros entraram no octógono. O menos conhecido deles, Ebenézer Braga, derrotou Jeremy Horn. Na luta principal Vitor Belfort se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o cinturão dos pesos-pesados, ao nocautear Wanderlei Silva em pouco mais de 40 segundos. Ali, Vitor passou a ser chamado de “Fenômeno”, alcunha que carrega até hoje.
Mas teve um outro lutador tupiniquim que entrou no octógono em São Paulo. Então com 24 anos, Pedro Rizzo não tomou conhecimento do experiente norte-americano David “Tank” Abbott e deixou o gigante na lona, após uma série de socos que o nocauteou.
Leia mais na edição desta quinta-feira (25) no Jornal de Brasília.