Os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e do Esporte, Orlando Silva, participaram hoje, pela primeira vez, de uma reunião de trabalho com o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, para definição do conjunto de cerimônias que serão realizadas durante todo o evento, que se estenderá de 13 a 29 de julho do próximo ano, no Rio.
O ministro do Esporte informou que os detalhes das cerimônias serão conhecidos apenas no decorrer dos jogos “para não tirar o encanto”. Adiantou, no entanto, que o espetáculo está sendo conduzido com a intenção de “celebrar a brasilidade e a “americanidade”. Orlando Silva destacou que os jogos “vão celebrar o Brasil e a amizade do nosso país com todas as nações das Américas”.
O ministro Gilberto Gil disse que os Jogos Pan-americanos têm uma dimensão importante para a cultura brasileira, além de reforçarem a presença internacional do Brasil. Gil indicou que aspectos importantes da pluralidade do povo brasileiro estarão contidos nas cerimônias do Pan. “Tudo que estiver ao alcance da vista, da memória, do sentimento e da inteligência”, disse Gil, enumerando a questão histórica e de formação do povo, a natureza e as dimensões étnicas e políticas entre outras características brasileiras que farão parte do conjunto do cerimonial dos jogos.
Gil lembrou que 42 países americanos participarão dos jogos, “por isso terão destaque a integração e o compartilhamento, que são visões de grande dimensão cultural”. As cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-americanos acontecerão no estádio do Maracanã, sob a direção da carnavalesca Rosa Magalhães.