O recorde de sete medalhas de ouro obtido por Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, não será quebrado por Michael Phelps em Pequim-2008. Pelo menos, é o que garante o ex-nadador australiano Ian Thorpe.
Campeão de cinco provas olímpicas na carreira, Thorpe acredita que a espetacular marca de Spitz será mantida. “Eu desejo a Phelps o melhor. Não acho que ele possa igualar o recorde, mas adoraria ver isso”, afirmou a repórteres em Pequim, nesta segunda-feira. “Este é um fato que propaga a competição. Mas não é só um atleta que vai competir e, como se trata de um grande número de provas, haverá uma disputa muito forte”, completou.
Hoje com 25 anos, o australiano conhecido como Thorpedo anunciou sua retirada das piscinas em novembro de 2006, alegando falta de motivação. Ele assegurou estar contente com a vida de aposentado. “Às vezes tenho saudades do caminho que fazia de casa para treinar. E também sinto falta de dar o máximo de mim a cada competição, mas estou fazendo coisas fantásticas. Tenho projetos e minha vida está equilibrada”, avaliou o australiano.
Phelps, norte-americano de 22 anos, terá a chance de realizar em Pequim o que lhe escapou por pouco em Atenas, há quatro anos, quando conquistou seis medalhas de ouro. Se conseguir bater o feito de seu compatriota Spitz, Phelps receberá um prêmio milionário de seu patrocinador.