Mesmo vencendo neste sábado, algumas potências do vôlei feminino mundial estão ameaçadas de não seguirem à fase final do Grand Prix, que será realizado no Japão do dia 20 ao 24 de agosto, em Tóquio, no Japão. Consagradas por títulos olímpicos e mundiais, russas, norte-americanas e italianas precisam de uma combinação de resultados neste domingo para conquistarem uma das quatro vagas.
Em Bangcoc, na Tailândia, os Estados Unidos tiveram dificuldades, mas venceram as donas da casa por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 19/25, 20/25, 25/12 e 15/10. Com o triunfo, as sobrinhas do “Tio Sam” chegaram aos 12 pontos, na oitava posição. As americanas enfrentam a República Dominicana neste domingo com obrigação de vencer. Mesmo assim, terá de torcer por resultados negativos de Sérvia, Rússia, Itália e Alemanha.
O jovem time italiano mostrou muita força ao vencer a Alemanha de virada, em Kaliningrado, na Rússia, por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 21/25, 25/18, 25/14 e 15/12. As italianas alcançaram os mesmos 12 pontos das americanas, mas estão na sexta colocação por ter um saldo de sets melhor. No domingo, a Itália encara a Turquia, atual terceira colocada com 13 pontos, em um confronto direto pela classificação. Uma vitória por uma diferença de dois ou três sets ajudaria a “Azurra”, porém ainda teria de “secar” Rússia e Sérvia.
As poderosas russas são as que tem a vida menos difícil. Isso, porque elas estão jogando a última etapa da primeira fase do Grand Prix em casa, em Kaliningrado, e com a vitória por 3 sets a 1 sobre a Turquia, chegaram aos 13 pontos e à quinta posição. A Rússia pega a Alemanha neste domingo, porém mesmo vencendo, precisa de um tropeço das sérvias diante da Coreia do Sul ou ao menos que vençam por uma diferença que não seja de dois ou três sets.
No Grand Prix, as quatro equipes mais bem classificadas ao fim dessa semana avançarão para fase decisiva, que contará ainda com outros dois times: Japão (país sede) e o vencedor do playoff da segunda divisão (Holanda, Porto Rico, Polônia ou Bélgica). A etapa derradeira acontecerá de 20 a 24 de agosto, em Tóquio, no Japão.
O Brasil segue tranquilo na liderança do grupo de elite. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães somam 23 pontos, oito vitórias em oito jogos e já estão classificadas à fase final. O time verde e amarelo encerra sua participação nesta primeira fase no domingo, contra a Tailândia, às 6h30 (de Brasília).