A fase decisiva da Liga das Américas acontece entre os dias 11 e 12 de março, e a cidade escolhida para sediar o evento foi divulgada nesta quarta-feira. Mesmo com três times brasileiros na disputa, dos quatro concorrentes, a escolha da Federação Internacional de Basquete das Américas anunciou que Barquisimeto, na Velezuela, receberá os jogos.
Assim, o Guaros de Lara terá o apoio da torcida contra Flamengo, Bauru e Mogi das Cruzes, esta última que também concorria para receber o evento. O presidente da FIBA Américas, Usie Richards, justificou a escolha exaltando a estrutura e a torcida venezuelanas, e ainda elogiou o momento atual do esporte no país.
“Os quatros finalistas se enfrentarão na cidade de Barquisimeto. Guaros de Lara mostrou excelente capacidade de organização e interesse em sediar a grande final da Liga das Américas. O basquete venezuelano está vivendo uma era histórica, e receber esta competição continental de clubes é mais uma mostra do amor e do compromisso que o país tem com o esporte. Será um final de semana empolgante para os fãs de basquete das Américas”, revelou Richards.
Os jogos da semifinal já estão definidos. Na sexta, 11, Flamengo e Bauru se enfrentam por uma vaga na final. Logo depois, o Mogi mede forças com o Guaros de Lara. Os dois vencedores se enfrentam na final, dia 12, enquanto os derrotados fazem a disputa do terceiro lugar.
Desde que o formato atual foi adotado em 2008, o Brasil já teve quatro campeões: Brasília, Pinheiros, Flamengo e Bauru, atual detentor do título.