Após três semanas sem corrida, a Fórmula 1 volta a ser destaque no próximo domingo, na Espanha. A Mercedes vem dominando o campeonato até agora, colocando seus pilotos em primeiro e segundo lugares em três das quatro corridas que ocorreram até agora. Os alemães não querem perder o posto e, para isso, contrataram um especialista em motivação para manter a equipe concentrada em seus objetivos.
Para a próxima corrida, o roteiro não deve mudar. Pelo menos é o que indicam as cautelosas palavras do piloto da Ferrari, Fernando Alonso: “Acho que apenas vamos estar mais próximos”. O domínio da equipe alemã nesta temporada não é à toa e seus principais administradores já trabalham para a manutenção desse sucesso.
Ceri Evans, um dos principais especialistas em psicologia motivacional do mundo, foi convidado por Niki Lauda e Toto Wolff para assistir aos trabalhos dos alemães na etapa de Xangai.
Segundo o assessor da Mercedes, Bradley Lord, o trabalho de Evans não focará em Hamilton e Rosberg, mas sim no trabalho de toda a equipe: “A princípio, ele apenas começou a entender o grupo, como as coisas funcionam. A atuação de Evans nada teve a ver com Lewis e Nico, senão com a forma de trabalho da equipe”. E ainda afirmou não saber sobre a continuidade do especialista na Mercedes: “Por enquanto, não temos planos definidos sobre a sequência do que poderá fazer conosco”.
O desempenho dos carros alemães está muito acima dos rivais até esse momento. Em todas as etapas, a Mercedes tem colocado uma diferença de mais de 20 segundos em relação ao seu primeiro adversário na corrida. Foi assim na Austrália, com Rosberg 26,7 segundos à frente do dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren; 24,5 segundos de Hamilton para Vettel, na Malásia; de Hamilton para Sergio Perez, foram 24 segundos de distância, no Bahrein.