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Menos força, mais arranque

Arquivo Geral

13/03/2014 10h40

Imponente, o ronco do motor de um Fórmula 1 é capaz de impressionar até mesmo quem acompanha pela televisão. O som aumenta a expectativa de ver até quanto um piloto pode chegar, além de ser um dos maiores atrativos da categoria mais importante do automobilismo mundial.

Porém, neste ano, será preciso se acostumar com um novo tipo de barulho. Um tom mais baixo, seguido dos respiros do turbo, serão a trilha sonora da temporada. O motor foi quem sofreu as maiores mudanças promovidas pela FIA na categoria.

E a mais perceptível sem sombra de dúvidas, é o som emitido pelos novos motores V6, que entram no lugar dos antigos V8. Uma medida que prevê uma economia de 35% do combustível utilizado pelos carros.

Mas engana-se quem acha que com essa diminuição do número de cilindros e a perda de potência no motor tornará a categoria sem graça. O turbo será o principal responsável para manter as disputas acirradas.

Substituição

O antigo Kers, que transformava a energia produzida no freio em mais potência para o motor, da lugar ao Sistema de Recuperação de Energia, o ERS. O sistema é disposto por dois dispositivos que atuam exatamente como o Kers, onde um utiliza energia dos freios e o outro dos gases do escapamento.

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