A zebra está solta no ATP 250 de Stuttgart. Depois da eliminação do francês Gilles Simon, cabeça de chave quatro, foi a vez dos favoritos Jurgen Melzer e Nikolay Davydenko se despedirem do torneio logo na estreia.
Segundo favorito ao título, o austríaco perdeu para o colombiano Santiago Giraldo nesta terça-feira. Em uma hora e meia de jogo, Melzer não resistiu ao saque do adversário e foi superado em sets diretos, parciais 6/4 e 7/5.
Davydenko, no entanto, venceu o primeiro set, mas não manteve o embalo e sofreu a virada perante o convidado alemão Cedrik-Marcel Stebe. Número 197 do mundo, Stebe chegou a abrir 3/0 no último set e conquistou a vitória em mais de duas horas de embate: parciais 3/6, 6/1 e 6/4.
Em uma hora e 23 minutos, o espanhol Juan Carlos Ferrero avançou em Stuttgart. O ex-número um do mundo derrotou o alemão Bastian Knittel por 2 sets a 0, parciais 6/2 e 6/4. O polonês Lukasz Kubot também avançou na Alemanha, ao vencer o espanhol Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 1, parciais 7/6 (6-2), 3/6 e 6/2.
O francês Jeremy Chardy conseguiu uma vitória tranquila na estreia. Depois de levar o primeiro set para o tie-break, Chardy dominou a segunda parcial e fechou a conta: parciais 7/6 (6-1) e 6/1. O italiano Fabio Fognini também estreou bem e derrotou o local Robin Kern por 6/4 e 6/1.