Após perder Thomaz Bellucci na chave de simples, o Brasil viu seu último representante cair nas quartas de final do torneio de duplas do Masters 1000 de Roma. Na manhã desta sexta-feira, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig foram derrotados pelo norte-americano Jack Sock, campeão em Wimbledon no ano passado, e o australiano Nick Kyrgios, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 1/6, 7/5 e 10/7, após 1h de partida.
Com a derrota, Melo e Dodig, que atualmente formam a terceira melhor dupla da temporada 2015, podem perder a posição nesta semana. No entanto, a parceria ainda somará 180 pontos no ranking mundial, além de receber uma quantia de 24,5 mil euros (cerca de R$ 83,5 mil).
Isto posto, os últimos brasileiros a alcançarem a final da chave de duplas em Roma foram Danilo Marcelino e Mauro Menezes, que foram vice-campeões da edição de 1989, quando perderam para os norte-americanos Jim Courier e Pete Sampras.
Neste ano, Melo e Dodig conquistaram o ATP 500 de Acapulco, no saibro mexicano, mas seguem sem conquistar um torneio de nível Masters. O jejum já dura quase dois anos, uma vez que o último vencido nas quadras rápidas de Xangai, na China, em 2013.