Victoria Lovelady deu um largo passo para vestir o manto verde e amarelo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. A melhor golfista do Brasil terminou a seletiva final de Marrocos em 46º lugar, conquistando assim uma vaga no Ladies European Tour (LET). O torneio é o principal da Europa e oferece pontos no Ranking Olímpico que define os classificados para 2016.
O feito aproxima Lovelady (508º do mundo) da vaga olímpica, já que sua principal rival, a paranaense Miriam Nagl (608º), já estava classificada para o torneio no Velho Continente. Agora, as duas terão chances iguais de pontuar em busca da vaga destinada à melhor brasileira.
“Estou muito contente por terminar o ano melhorando a minha categoria para 2016. Isso vai me dar acesso a mais torneios”, comemorou Lovelady.
Os Jogos do Rio marcarão o retorno do golfe ao programa olímpico após mais um século — a última aparição da modalidade foi em Saint Louis 1904. A competição contará com 120 jogadores (60 homens e 60 mulheres), definidos pelo ranking mundial profissional. Serão considerados os resultados obtidos entre julho de 2014 e julho de 2016. Toda semana, a Federação Internacional de Golfe (IGF) divulga o resultado parcial.