O paulista Gabriel Medina segue vivo na etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Na noite deste domingo, o surfista de Maresias superou o neozelandês Ricardo Christie pela repescagem valendo vaga na terceira rodada do torneio em Teahupoo. O brasileiro dominou amplamente a bateria e venceu por 17.67 a 12.44. Além do atual campeão mundial, Filipe Toledo, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Jadson André também obtiveram bons resultados em seus respectivos confrontos, avançando na competição.
Logo em sua segunda onda, Medina pegou belo tubo e arrancou um 9.7 dos juízes. Em sua sétima tentativa, o atual campeão da etapa angariou um 8.50, liquidando a fatura, já que Christie tinha apenas um 5.67 e um 6.77. No terceiro round, Gabriel protagonizará um dos principais duelos do torneio até o momento. Seu adversário será o havaiano John John Florence, considerado um dos surfistas mais talentosos do circuito.
Líder do ranking mundial, Mineirinho foi o primeiro membro da Brazilian Storm a cair na água neste domingo. O guarujaense não sofreu para derrotar o local Taumata Puhetini por 16.26 a 8.44. A melhor nota do camisa amarela foi um 8.33, conquistada em sua quinta tentativa. Na terceira rodada, Adriano enfrentará o compatriota Bruno Santos, que surfa convidado pelo torneio. Os dois caíram na mesma bateria do primeiro round, fase em que o estreante surpreendeu o número 1 do mundo.
Na sequência, foi a vez de Filipinho encarar o mar bravo de Teahupoo. Em uma bateria fraca de ondas, o ubatubense levou a melhor por pouco, vencendo o australiano Garrett Parkes por 8.57 a 8.23. A melhor nota da série foi justamente do brasileiro: 6.50. No terceiro round, Toledo vai encarar o norte-americano Brett Simpson.
Na sexta bateria do dia, Wiggolly Dantas despachou o norte-americano Kolohe Andino em uma nova disputa de ondas irregulares. O brasileiro se classificou com triunfo por 10.83 a 4.47.
Jadson André foi o último brasileiro a assegurar uma vaga na terceira rodada em Teahupoo. O potiguar despachou o local Michel Bourez por 17.10 a 10.60 e vai encarar . Miguel Pupo, por sua vez, não teve a mesma sorte e acabou eliminado pelo australiano Kai Otton ao perder por 14.66 a 5.54.
Por conta de as condições do mar não estarem ideais, a Liga Mundial de Surfe (WSL) optou por paralisar as competições neste domingo. As baterias pela terceira rodada terão a primeira chamada na tarde desta segunda-feira, mas ainda assim o clima determinará se haverá ou não as disputas.