O inédito título mundial de surfe conquistado por Gabriel Medina gerou comparações do jovem com Ayrton Senna. Em sua primeira entrevista no retorno ao Brasil, realizada em Guarulhos nesta terça-feira, ele entrou na onda e se disse fã do tricampeão na Fórmula 1. De quebra, ganhou de Bianca Senna, sobrinha do piloto, a réplica de um capacete.
“O Ayrton Senna é meu ídolo, me inspirou muito. Não tive a honra e a oportunidade de encontrá-lo pessoalmente, mas já me contaram muitas coisas sobre ele. Vi seu filme e até chorei, tem várias histórias inspiradoras. O pouco que conheci foi suficiente para me apaixonar”, afirmou.
O piloto conquistou o Mundial de Fórmula 1 nas temporadas de 1988, 1990 e 1991. Em 1994, meses após o nascimento de Gabriel Medina, Senna sofreu um acidente fatal durante Grande Prêmio de Ímola. Embora não tenha visto o ídolo em ação, o surfista se disse parecido com ele.
“Muita gente fala que nossas personalidades são semelhantes. O Ayrton também era frio e dedicado. Independentemente das circunstâncias, conseguia atingir seus objetivos, tinha uma personalidade vencedora. Representava o Brasil com orgulho. É o que eu sinto”, afirmou Medina.
Durante sua ascensão, o surfista que completou 21 anos na última segunda-feira também foi comparado ao tenista Gustavo Kuerten, ex-líder do ranking mundial e tricampeão de Roland Garros, e ao atacante Neymar, astro do Barcelona e da Seleção – os dois jovens são amigos.
“Quando cheguei ao Brasil, tive uma recepção incrível. Nunca imaginei que encontraria tanta gente gritando meu nome (no aeroporto). Fui comparado a meus ídolos Guga, Ayrton e Neymar. É uma honra fazer parte desse time que representa o Brasil aqui e no exterior. Tenho orgulho de ser brasileiro”, declarou.
No final do concorrido evento, realizado em um hotel nas imediações do aeroporto de Guarulhos, a organização removeu a bancada usada para a entrevista e chamou ao palco Bianca Senna, filha de Viviane e sobrinha do piloto vitimado por um acidente fatal em 1994.
Das mãos de Bianca, diante de um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas, Gabriel Medina recebeu a réplica de um capacete de Ayrton, colocado em uma caixa transparente com adesivos de um patrocinador, e um livro com a história do tricampeão mundial na Fórmula 1.