Menu
Mais Esportes

Médico acusa laboratório canadense de contaminação em exame de Rebeca Gusmão

Arquivo Geral

27/12/2007 0h00

O médico cubano José Blanco Herrera, que representou a nadadora Rebeca Gusmão na realização da contraprova do exame antidoping no Canadá, acusou o laboratório Armand Frappier de erros no procedimento e de contaminação na amostra usada. A acusação foi feita durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Brasília.

“A diferença entre as duas amostras pode demonstrar contaminação. Essa foi desmentida oficialmente pelo chefe do laboratório, mas é um indício”, disse Herrera, que defende a brasileira no exame realizado no dia 13 de julho, para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, que deu positivo para testosterona.

“As análises têm que ser iguais em todos os níveis ou é um sinal de que algo está adulterado. Eu desconheço um caso em que as provas sejam tão diferentes ou que a amostra B não confirme o resultado da A. Se isso ocorreu, é um indício de que houve algum problema, seja na coleta ou no armazenamento da urina”, disse Herrera.

Outro problema detectado pelo médico é a demora na realização do exame. Para Herrera, o laboratório canadense teve dificuldades em realizar a análise – demorou quatro dias e o laudo foi inconclusivo e não definitivo. “Nunca vi uma coisa dessas e já perdi a conta de quantos exames desse tipo já acompanhei. Normalmente, o laudo final é entregue em 48 horas, às vezes até no mesmo dia. Essa demora demonstra que o laboratório não conseguiu analisar a amostra”, afirmou.

O médico cubano estranhou muito também o fato de o laboratório ter marcado uma festa natalina no período de análise da amostra. “Me avisaram em cima da hora que o laboratório suspenderia os exames para uma confraternização, o que é muito estranho. O laboratório deveria ter continuado as análises e deve encaminhar o resultado final à Fina”, contou.

Medalhista de ouro em duas provas – 50m e 100m livres – e prata e bronze em dois revezamentos, Rebeca Gusmão teve que devolver seus prêmios conquistados no Pan por causa do resultado positivo no exame antidoping. Por conta disso, a nadadora brasileira está suspensa preventivamente das competições.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado