Começa na próxima quarta-feira, dia 19, no Rio de Janeiro, o 34º Troféu Júlio Lamare, o Campeonato Brasileiro Junior de verão. O torneio, que será disputado no Fluminense, terá mais de 300 nadadores, divididos em 57 clubes. Entre eles, estarão alguns dos medalhistas das Olimpíadas da Juventude de Nanquim, na China, como Matheus Santana, Luis Altamir Melo e Natalia de Luccas. No entanto, Giovanna Diamante, que foi ao pódio no país asiático, não competirá.
O maior destaque é Matheus Santana, que detém o atual recorde mundial junior nos 100m livre, com o tempo de 48s25. Foi essa marca que garantiu o ouro para ele nos Jogos Olímpicos da Juventude, no mês de agosto. O atleta da Unisanta também conquistou duas medalhas de prata na China. Uma nos 50m livre e outra no revezamento 4x100m livre misto, ao lado de Luis Altamir Melo, Natalia de Luccas e Giovanna Diamante.
O Esporte Clube Pinheiros é o maior vencedor da competição, com 13 títulos. Em seguida, aparece o Minas Tênis Clube, com oito conquistas. Em terceiro, vem o Flamengo, com sete troféus, conquistados nas sete primeiras edições. O Vasco é o quarto, com três vitórias, seguido pelo Corinthians, atual bicampeão.