Dona de duas medalhas olímpicas como atleta, Adriana Aparecida Santos é a nova coordenadora de Seleções Brasileiras femininas de basquete. A ex-jogadora foi apontada para o cargo nesta quarta-feira, dois dias depois de a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciar o retorno de Antônio Carlos Barbosa ao comando técnico.
Adriana foi medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000 e também conquistou o Mundial de 1994, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana 1991. Ela encerrou sua carreira nas quadras em 2009 jogando por Americana e desde então trabalha como coordenadora do time.
“Conheço o Barbosa há muito tempo de Seleção Brasileira e de clubes. Estivemos juntos na conquista da medalha de bronze olímpica em Sydney. Ele é uma pessoa muito tranquila e fácil de trabalhar, além de muito sábio. É um entendedor do universo do basquete feminino, com 50 anos nessa caminhada. Vamos trabalhar em conjunto. Precisamos ter um pensamento só, mas a cabeça aberta para sugestões e críticas”, disse Adriana.
Segundo o diretor técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, a função da medalhista olímpica será formar um elo entre a entidade, a comissão técnica e as atletas. Ela deve ter influência nas áreas técnica, administrativa e planejamento já projetando o evento-teste para os Jogos Olímpicos, em janeiro.
“São 30 anos dentro do basquete e três participações olímpicas. Esse é um desafio diferente e uma situação nova. Aceitei o convite com o objetivo de somar e ajudar em tudo que for para o bem do basquete feminino, ao qual me dediquei a vida inteira. Essa ligação entre atleta e comissão técnica é um trabalho que já venho fazendo em Americana. Estou de peito aberto para ajudar e somar na equipe, e muito feliz com a oportunidade”, afirmou Adriana.