Menu
Mais Esportes

Medalha de prata de indiana é cassada após teste de feminilidade

Arquivo Geral

19/12/2006 0h00

A Associação Olímpica da Índia anunciou nesta segunda-feira que a atleta Shanti Soudarajan teve cassada sua medalha de prata conquistada nos Jogos Asiáticos, encerrados no dia 15. Shanti terminou a final feminina dos 800m rasos em segundo lugar, mas foi reprovada após um teste que não comprovou sua feminilidade.

Um exame completo deve ser entregue ao Conselho Olímpico da Ásia nos próximos dez dias. A IAAF não obriga os atletas a realizarem testes desta natureza, mas o resultado da atleta de 25 anos na prova foi contestado pelas demais competidoras, que oficializaram o protesto.

De acordo com a Federação de Atletismo da Índia, os exames da velocista teriam revelado a presença de cromossomos Y maior do que a esperada. Com isso, os resultados da indiana foram cassados e sua medalha foi passada para Viktoriya Yalovtseva, do Cazaquistão. Zamira Amirova, do Uzbequistão, herdou o bronze.

“Santhi foi submetida a um teste de feminilidade em Doha e nós já recebemos seu resultado negativo”, reiterou Manmohan Singh, chefe da comissão médica da Associação Olímpica da Índia. A atleta, por sua vez, evitou falar sobre o assunto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado