O engenheiro da McLaren Phil Prew admitiu nesta segunda-feira que os planos da equipe para o GP da China, no último domingo, eram de realizar apenas duas paradas durante a corrida. Com duas idas aos boxes, a Red Bull de Sebastian Vettel foi superada pelo MP4-26 de Lewis Hamilton, que parou três vezes, no fim da prova.
Durante a corrida, portanto, a equipe mudou de planos, criando na hora a estratégia que seria crucial para a vitória em Xangai. “Foi uma grande medida trocarmos isto durante a corrida, dependendo da escolha dos pneus e como os outros carros e pilotos usavam os seus”, disse Prew à revista inglesa Autosport.
“Trabalhamos no fato de como os pneus iriam se comportar e quanto tempo eles iriam durar. Partindo disso, uma vez que nossos pilotos nos davam informações sobre o desempenho, ditamos qual seria nossa estratégia, então adotamos três paradas”, explicou Prew, que também revelou que o time inglês não possuia uma tática definida.
“Nós fomos para a corrida claramente sem saber o que nós iríamos fazer. Se os pneus estivessem bons, talvez fazer as duas paradas fosse a estratégia mais rápida. Mas nós decidimos que não era e adotamos as três”, acrescentou o engenheiro.
A vitória de Hamilton acabou com o domínio de Vettel, atual campeão da F-1, que vinha de vitórias nas duas primeiras etapas do ano. Com o resultado, o inglês ficou com 47 pontos, 21 atrás do alemão na classificação do Mundial de Pilotos.