Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 começaram em Jerez de la Frontera, nesta terça-feira, mas não para a equipe McLaren, uma das mais tradicionais da categoria. Com problemas elétricos em seu carro, MP4-29, o time não conseguiu mandar à pista o britânico Jenson Button e passou todo o dia tentando resolver o problema.
“Hoje foi um começo desafiador para o programa de testes e desenvolvimento do MP4-29. Apesar de ter funcionado com sucesso na última semana, o carro foi afetado predominantemente por problemas elétricos durante todo o dia. Desmontar, inspecionar e reinstalar muitos dos componentes mais importantes fez com que não pudéssemos andar hoje”, diz um comunicado emitido pela equipe.
Os times de Fórmula 1 já esperavam problemas nos testes em Jerez, que marcam o início de uma nova era na F-1. A Red Bull, por exemplo, só conseguiu mandar Sebastian Vettel à pista a 15 min do fim da atividade e apenas para voltas de verificação.
A expectativa da McLaren é que Jenson Button possa acelerar o MP4-29 nesta quarta-feira para o segundo dia de testes de pré-temporada. Das 11 equipes da F-1, oito já mandaram seus novos carros à pista em Jerez: Mercedes, Red Bull, Ferrari, Sauber, Force India, Toro Rosso, Williams e Caterham. A Lotus optou por se concentrar no desenvolvimento de seu novo carro e nem viajou à Espanha para a primeira sequência de treinos. Já a Marussia conseguiu resolver problemas de última hora em seu bólido e deve estrear o novo modelo na quarta-feira.
“Vamos reinstalar os sistemas importantes do carro durante toda a noite com a expectativa de que Jenson possa começar o programa de verificação do carro amanhã”, afirma a nota da McLaren.
O dia em Jerez de la Frontera foi liderado pelo finlandês Kimi Raikkonen, que marcou seu retorno à Ferrari com o tempo de 1min27s104, seguido pelo britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e o finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams.