A primeira brasileira a chegar na final de um mundial, ano passado, Mayra Aguiar não conseguiu repetir o feito nesta sexta-feira. A número 5 do ranking foi derrotada por Akari Ogata, do Japão, a número um do mundo. Logo depois, no entanto, contra a alemã Heide Wollert, 7ª, ela se recuperou e garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil.
]
Na primeira luta, com pouco mais de um minuto, a brasileira buscou um golpe e por pouco não derrubou sua adversária de lado. No entanto, a experiente japonesa foi ágil para não ceder pontos à adversária. A luta passou a ser mais acirrada nas técnicas de perna, com ambas tentando aplicar golpes por baixo. Ogata então, conseguiu um wazari seguido de uma imobilização, que virou um ippon.
Contra Wollers, Mayra começou mais agressiva, enquanto sua oponente procurava o embate pelo chão. Determinada, a brasileira ouviu as instruções de sua técnica, Rosicléia Campos, e aplicou um belo ippon para acabar com o combate.
Com o resultado da brasileira, o país conquista sua quinta medalha no Mundial 2011, a terceira de bronze, com de Sarah Menezes e Leandro Guilheiro. As outras duas são de prata, com Leandro Cunha e Rafaela Silva.
Mais cedo, o brasileiro Hugo Pessanha ficou de fora da disputa da medalha de bronze ao perder para o sul-coreano Kyu-Won Lee, por um ippon. Maria Portela e Tiago Camilo cairam nas fases preliminares da competição.